O Estado de Minas Gerais tem atuado no sentido de prover os serviços essenciais à sociedade com qualidade, rapidez e eficiência. Nesse sentido, a integração dos diversos sistemas de telecomunicação operados pelos órgãos públicos se mostra fundamental para a gestão pública.

Para o alcance desse objetivo, com base no decreto Decreto 45.006 de 09/01/2009, foi criada a Rede IP Multisserviços, para oferecer o suporte necessário à transmissão de dados, voz e vídeo e multimídia, tornando possível o compartilhamento de serviços de tecnologia da informação e comunicação, bem como de sua infraestrutura.

As linhas de comunicação dos clientes são providas por operadoras de telecomunicações e gerenciadas pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (PRODEMGE), segundo as diretrizes do Comitê Gestor da Rede IP Multisserviços. Isso significa que atividades de gestão técnica da rede, de faturas e de níveis de serviço contratados, ficam a cargo da Unidade Gestora Operacional (UGO) e da Unidade Gestora de Contratos (UGC), operadas pela PRODEMGE.

Às unidades de governo, é assegurada uma rede com Qualidade de Serviços (QoS) fim a fim, em que é possível trafegar a telefonia corporativa e dados multimídia, gerando economia para o Estado.

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG/MG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – PRODEMGE